9 de abr. de 2012

Movimento cai nos hotéis do RN e projeção é negativa

A rede hoteleira de Natal registrou a pior Semana Santa dos últimos três anos, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio Grande do Norte (ABIH/RN). A taxa de ocupação hoteleira, definida com base em pesquisa realizada junto aos empresários, variou entre 70 e 77% - muito atrás da registrada no mesmo período do ano passado, quando quase 100% dos leitos (camas nos hotéis) ficaram ocupados. A hotelaria agora se prepara para a pior baixa estação dos últimos anos, segundo Habib Chalita, presidente da associação.
O setor, um dos 52 que integram a cadeia produtiva do Turismo, não foi o único que sofreu com baixa na movimentação no período. Empresas que prestam serviço de receptivo - translado e city tour - registraram retração de até 30%, em relação ao mesmo período do ano passado. Em capitais como Recife/Pernambuco, empresas que prestam o mesmo serviço registraram incremento médio de 15%, em função de grandes eventos, como a Paixão de Cristo, encenada em Nova Jerusalém, a 187 quilômetros da capital Recife.

No cajueiro de Pirangi, o número de visitantes durante a Semana Santa só não caiu porque a Associação de Moradores de Pirangi do Norte, responsável pelo maior cajueiro do mundo, investiu em divulgação, afirmou Francisco Cardoso, presidente da associação. "Esperávamos queda, mas as visitas subiram 1%". Número, que segundo ele, precisa ser comemorado. De acordo com Francisco Cardoso, a taxa só tem se mantido estável porque muitos potiguares tem visitado o cajueiro nos últimos meses, devido a maior divulgação dentro do estado. O mesmo não ocorre com hotéis e empresas que prestam serviço de receptivo como a do empresário George Costa, cujos clientes ou moram no centro-sul ou fora do país.

A crise, segundo George Costa, que também é diretor executivo do Natal Convention & Visitors Bureau (Natal CVB) - entidade mista que capta eventos de todos os portes - não é a única responsável pelo desempenho abaixo da média. Ele critica a falta de divulgação e a inércia do poder público. "A nossa queda foi bastante acentuada diante de outros destinos que registraram uma boa ocupação", afirma.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, mostram a desaceleração em marcha no Rio Grande do Norte. Segundo o ministério, a geração de empregos formais no setor de hospedagem e alimentação no RN recuou 62,7% no primeiro bimestre de 2012, em relação ao mesmo período do ano passado. Em Pernambuco, a retração foi quase quatro vezes menor (-17,8%).

A diferença, segundo George, está na realização de grandes eventos - isca para atrair visitantes durante o período de baixa estação e manter a ocupação hoteleira. O Natal CVB captou vários para o segundo semestre de 2012, "mas o número ainda está bem aquém de nossa capacidade", afirma o diretor executivo da entidade. "Falta o poder público apostar no turismo de eventos", completa.

Para Habib Chalita, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no RN (ABIH/RN), o futuro do turismo potiguar preocupa. E há razões para isso. Qualquer perda, por menor que seja, no setor é significativa. Até o final de 2011, o Turismo era o setor com maior participação na economia formal do estado. De acordo com estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e divulgado em 2011, a participação do turismo na economia formal do estado chegava a 4,4%, a maior do Brasil. O índice mostrava que o estado era o que mais dependia desta atividade econômica no país.

Saiba mais

O Governo do Estado ainda não definiu quem será o novo secretário estadual de Turismo. O ex-secretário, empresário Ramzi Elali, pediu exoneração do cargo, no dia 29 de março, alegando incompatibilidade de tempo. A saída foi anunciada um dia após o Fórum do Turismo do Rio Grande do Norte, ocasião na qual participantes apontaram falhas e cobraram soluções do governo. Segundo assessoria de comunicação do governo, a governadora Rosalba Ciarlini está discutindo nomes com aliados políticos.
Fonte: Tribuna do Norte

5 de abr. de 2012

Ministério do Turismo, SETURDE e Fundação Universa promovem cursos gratuitos.

Ministério do Turismo, SETURDE e Fundação Universa promovem cursos gratuitos.


O presidente do Sistema Fecomércio RN, SESC e Senac, Marcelo Fernandes de Queiroz, vem informar que a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Natal (Seturde), em parceria com o Ministério do Turismo e a Fundação Universa, está oferecendo cursos na área de turismo.

As aulas serão semipresenciais, com vídeo-aulas que acontecerão no período de 2 e 27.04 das 9h às 11h,. O aluno pode optar por participar de todo o curso ou apenas de alguns módulos.

Serão quatro módulos semanais com carga horária total de 36 horas. Estão sendo oferecidos oito cursos, todos inteiramente gratuitos. O público-alvo são estudantes universitários do curso de turismo, guias de turismo, bugueiros, policiais militares, recepcionistas e pessoas interessadas em trabalhar na área. Os interessados poderão se inscrever na sede da Seturde: Av. Café Filho 746, Praia do Meio. Mais informações através dos telefones 3232-9066/ 3232-9061/ 3232-9060.

Segue abaixo a tabela com a oferta dos cursos. Pela importância da oportunidade, o presidente pede aos membros da Câmara Empresarial do Turismo e das demais entidades ligadas ao setor, destinatários deste e-mail, ampla divulgação e eventual arregimentação de alunos para os cursos.

Abril (02 a 27)

Módulo (1º)

Carga H

Dia 02/04

Recepcionista de Eventos

2 H

Dia 03/04

Recepcionista de Eventos

2 H

Dia 04/04

Atendimento ao turista/Meios de Hospedagem

2 H

Dia 05/04

Atendimento ao turista/Meios de Hospedagem

2 H

Dia 06/04

Encerramento dos 2 cursos/Certificados

Módulo (2º)

Dia 16/04

Turismo e Hotelaria para Eventos

2 H

Dia 17/04

Turismo e Hotelaria para Eventos

2 H

Dia 18/04

Como atrair o turista para seu negócio e para sua cidade?

2 H

Dia 19/04

Como atrair o turista para seu negócio e para sua cidade?

2 H

Dia 20/04

Encerramento dos 2 cursos/Certificados

Módulo (3º)

Dia 23/04

Atendimento ao turista: Bares e Restaurantes

2 H

Dia 24/04

Atendimento ao turista: Bares e Restaurantes

2 H

Dia 25/04

Gastronomia e Cultura

2 H

Dia 26/04

Gastronomia e Cultura

2 H

Dia 27/04

Encerramento dos 2 cursos/Certificados

Módulo (3º)

Dia 02/05

Como comunicar e se relacionar com o turista

2 H

Dia 03/05

Como comunicar e se relacionar com o turista

2 H

Dia 04/05

Produção de Eventos

2 H

Dia 09/05

Produção de Eventos

2 H

Dia 10/0527/04

Encerramento Geral dos 4 módulos

4 de abr. de 2012

Pronatec Copa abre inscrições

O Ministério do Turismo abriu ontem as inscrições para o Pronatec Copa, um programa que tem o objetivo de capacitar mão de obra para atender aos turistas durante e também após o mundial de futebol de 2014. O programa oferecerá 32 cursos, além de aulas de inglês, espanhol e libras (língua de sinais), para quem tem 18 anos ou mais. As aulas serão realizadas nas 12 cidades-sedes, no entorno dessas cidades e em destinos de visibilidade internacional espalhados pelo país. No Rio Grande do Norte, as vagas estão abertas para Natal, Baía Formosa, Canguaretama, Maxaranguape, Parnamirim e Tibau do Sul. As inscrições poderão ser feitas via site www.pronateccopa.turismo.gov.br. Os cursos deverão ser iniciados a partir de 7 de maio deste ano.
Com uma média de 160h/aulas (equivalente a quatro meses de duração), o curso será oferecido de forma gratuita e presencial. Cada aluno terá direito a um auxílio estudantil - com alimentação e transporte. Mais informações, em relação ao auxílio podem ser obtidas por e-mail: pronateccopa@turismo.gov.br

Para os que tiverem o ensino fundamental incompleto, serão cursos de auxiliar de cozinha, auxiliar de garçom, auxiliar de confeitaria, atendente de lanchonete, camareira, chapista, churrasqueiro, condutor de visitantes, copeiro, garçom básico, cozinheiro industrial, masseiro, mensageiro, monitor ambiental, monitor de recreação, padeiro e confeiteiro, pizzaiolo, recepcionista, recepcionista de eventos, salgadeiro e sushiman.

Já os que tenham ensino fundamental completo, poderão se inscrever nos cursos para agente de informações turísticas e mestre de cerimônias. Já quem tiver o ensino médio incompleto poderá se qualificar como auxiliar de serviços de hospedagem, auxiliar de agenciamento de viagens e recepcionista em meios de hospedagem.

Os interessados com ensino médio completo poderão se capacitar como bartender, condutor de turismo de aventura, organizador de eventos, sommelier e agente de viagens.